Deputado divulga edital de convocação para pedidos de emendas usando ferramentas digitais e critérios pré-definidos

Nesta segunda-feira (1), o deputado federal Gilson Marques (NOVO-SC) lança mais um canal de comunicação em seu site, o SEM BARGANHA, para receber pedidos de emendas.

Segundo o parlamentar, o objetivo é alcançar um número maior de possíveis beneficiários e criar um sistema de triagem e seleção dos pedidos.

Marques, que já lançou dois outros canais de comunicação com o cidadão catarinense, o Desburocratize e o Denuncie, quer, com o SEM BARGANHA, apresentar os critérios para a seleção dos pedidos de emendas para 2020.

“É muito difícil escolher quem vai e quem não vai receber os recursos. Pra mim está muito claro o que não vou fazer. Não vou usar critérios eleitorais na destinação das emendas”, reforçou.

Todo deputado federal recebe anualmente cerca de R$ 15 milhões para distribuir à sua escolha, na forma de emendas parlamentares. Segundo Marques, que afirma ser contra as emendas, estes recursos acabam sendo utilizados como barganha entre os parlamentares e suas bases.

“Este dinheiro não deveria nem ter saído dos municípios. E, muito menos, distribuído a critério de um burocrata com intenções de se reeleger. Enquanto não conseguimos acabar com as emendas parlamentares, vou usar ferramentas de avaliação dos pedidos para ser transparente e o mais justo possível.”

O edital estará disponível até dia 31 de agosto neste link e pode ser baixado em formato PDF. O canal ainda conta com um formulário digital para o cadastramento dos pedidos de emendas.

De acordo com o edital, “o processo de seleção se dará de forma técnica, transparente, sem interferência política e dando a todos os possíveis beneficiários a mesma oportunidade de participação.”